Eu sempre escuto algumas pessoas dizendo que não sabem ler tablatura. Mas é tão simples quanto ler uma cifra:
A TABLATURA é um conjunto de seis linhas que representam graficamente
o braço da guitarra ou violão, de cima para baixo a primeira linha representa
a corda mais aguda indo para a mais grave, assim:
Mi 1-----------
Si 2-----------
Sol3-----------
Lá 4-----------
Si 5-----------
Mi 6-----------
Os números nas linhas representam as casas que deverão ser tocadas, os números
que aparecem juntos um em cima do outro são tocadas juntas e também podem
representar um acorde:
1-----------|-----3-------------|-----0---------
2-----------|-----3-------------|-----0---------
3-----------|-------------------|-----1---------
4-----------|-------------------|-----2---------
5---3-------|-------------------|-----2---------
6-----------|-------------------|-----0---------
5ºcorda 1ºcorda, 3ºcasa acorde de
3ºcasa 2ºcorda, 3ºcasa Mi maior
Símbolos mais usadas em tablaturas
Além dos números que apenas indicam qual corda deve ser ferida em qual casa (traste) existem algumas letras e símbolos comumente usadas para notar determinadas técnicas. Essas notações podem variar um pouco de autor para autor mas as mais comuns são:
h - fazer um hammer-on
p - fazer um pull-off
b - fazer um bend para cima
r - soltar o bend
/ - slide para cima (pode ser usado s)
\ - slide para baixo (pode ser usado s)
~ - vibrato (pode ser usado v)
t - tap
x - tocar a nota abafada (som percusivo)
Exemplificação dos Símbolos
Hammer-Ons
Um hammer-on consiste em martelar com um dedo da mão esquerda uma corda em um traste fazendo soar a nota sem o auxílio da mão direita.
E------------------------------------------------|
B------------------------------------------------|
G------------------------------------------------|
D------------------------------------------------|
A--------5h7---------5h7-----------------------|
E--0--0-------0--0------------------------------|
No exemplo acima após ferir a corda grossa solta duas vezes o músico deverá ferir a segunda corda na quinta casa e imediata e vigorosamente apertar a mesma corda (segunda) duas casas a frente (sétimo traste), fazendo a corda soar apenas com a martelada e sem auxílio da mão direita. Depois repita a sequência.
Pull-Offs
Pull-Offs são de certa forma o inverso de um hammer-on e consistem em soltar rapidamente uma corda fazendo com que a mesma soe solta (ou apertada em um traste anterior).
E--3p0--------------------------------------------|
B--------3p0--------------------------------------|
G---------------2p0-------------------------------|
D----------------------2---------------------------|
A--------------------------------------------------|
E--------------------------------------------------|
No exemplo acima o primeiro pull-off na corda mais fina consiste em ferir a corda apertada no terceiro traste e soltá-la rapidamente para que soe solta. Posteriormente um pull-off idêntico é feito uma corda acima e assim por diante. Note que o terceiro pull off é feito a partir do segundo traste.
Hammer-ons e pull-offs costumam ser usados em conjunto como indicado abaixo:
E-------------------------------------------------|
B-------------------------------------------------|
G--2h4p2h4p2h4p2h4p--------------------------|
D-------------------------------------------------|
A-------------------------------------------------|
E-------------------------------------------------|
Neste caso a corda deve ser ferida na segunda casa, imediatamente apertada na quarta casa (hammer-on), imediatamente solta da quarta casa (soando novamente na segunda, pull-off), novamente apertada na quarta e assim por diante. Note que a mão direita do música só irá ferir a primeira nota... todas as outras são tocadas apenas com os hammers-ons e pull-offs da mão esquerda no braço.
Bends
Um bend consiste em empurrar uma corda para cima aumentando a tensão e consequentemente gerando uma nota mais aguda. Quanto mais empurrada for a corda maior será o efeito. Um número é usado para indicar o quanto a nota deve ser aumentada.
E-------------------------------------------------|
B---7b9------------------------------------------|
G-------------------------------------------------|
D-------------------------------------------------|
A-------------------------------------------------|
E-------------------------------------------------|
No exemplo acima a corda (si) deve ser tocada no sétimo traste e empurrada para cima até que soe mais aguda como se estivesse apertada no nono traste (um tom acima). Note que o dedo do musico continuara na sétima casa. O bend pode também ser indicado entre parênteses como 7b(9).
E-------------------------------------------------|
B---7b9------------------------------------------|
G-------------------------------------------------|
D-------------------------------------------------|
A-------------------------------------------------|
E-------------------------------------------------|
Outros exemplos: bends podem ser de meio tom (7(8), equivalente a uma casa), de um quarto de tom (7(7.5), equivalente a meia casa e assim por diante. É comum não ser indicado o valor (7b por exemplo) e nestes casos é preciso ouvir a música para saber o valor do bend.
Slides
Um slide consiste em fazer deslizar um dedo da mão esquerda pelo braço enquanto uma corda soa gerando uma variação do tom.
E------------------------------------------------|
B---7/9------------------------------------------|
G------------------------------------------------|
D------------------------------------------------|
A------------------------------------------------|
E------------------------------------------------|
Não necessariamente o início e o fim de um slide precisam ser indicados:
E-------------------------------------------------|
B---/7--7\----------------------------------------|
G-------------------------------------------------|
D-------------------------------------------------|
A-------------------------------------------------|
E-------------------------------------------------|
Neste caso a nota deve inicialmente ser ferida em alguma das primeiras casas e deslizada até a sétima casa, posteriormente sendo deslizada de volta para as primeiras casas. Novamente é necessário conhecer a música que se deseja tocar de forma a saber o tamanho do slide.
Vários slides podem ser usados seguidos como indicado abaixo. Apenas a primeira nota precisa ser ferida.
E-------------------------------------------------|
B---7/9/11\9\7\6\7--------------------------------|
G-------------------------------------------------|
D-------------------------------------------------|
A-------------------------------------------------|
E-------------------------------------------------|
Vibrato
O vibrato é o efeito de variação de tom conseguido com a alavanca ou mesmo através de pressão variável do dedo sobre a corda no braço do instrumento (vide músicos de blues).
E-------------------------------------------------|
B-------------------------------------------------|
G-------------------------------------------------|
D-------2--5~~-----------------------------------|
A---3---------------------------------------------|
E--------------------------------------------------|
Neste caso a última nota deve sofrer vibrato. É necessário conhecer a música em questão para saber como este vibrato deve ser efetuado.
Tap
Tap ou tapping consiste em fazer soar notas feridas com a mão direita apertando as cordas nos trastes. É técnica geralmente usada por guitarristas rápidos como Eddie Van Hallen entre outros. A indicação de que uma nota deve ser tocada como tap consiste apenas em acrescentar a letra t à nota correspondente. Geralmente são efetuadas na parte mais interna do braço do instrumento.
E-------------------------------------------------|
B---13t-------------------------------------------|
G------12t----------------------------------------|
D------------12t----------------------------------|
A-------------------------------------------------|
E-------------------------------------------------|
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